Rural

Paraná mantém fiscalização de soja

12 dez 2003 às 09:09

A Secretaria da Agricultura do Paraná continuará com seu trabalho normal de fiscalização de sementes e grãos de soja nas barreiras e nas lavouras em todo Estado. A decisão do Supremo Tribunal Federal, suspendendo a Lei Estadual que proíbe o plantio, manipulação, transporte e comercialização de produtos geneticamente modificados, não altera as medidas adotadas pelo Defis (Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária).

Segundo o secretário Orlando Pessuti, os testes de transgenia continuarão a ser realizados, pois é necessário separar os diferentes tipos de soja que estão sendo plantados no Paraná.


Depois de controlar a entrada de caminhões nas barreiras que fazem divisa com outros Estados, de reforçar as equipes que analisam o produto, e de limpar o Porto de Paranaguá, onde um silo continha 62 mil toneladas de soja transgênica, os técnicos do Defis prosseguem fiscalizando armazéns e comerciantes em todo o interior.

O governo do Paraná quer também conhecer os nomes e a localização dos 300 produtores que solicitaram autorização para plantar soja transgênica este ano. São produtores amparados pela medida provisória do Governo Federal que liberou o cultivo para quem tinha sementes geneticamente modificadas estocadas desde o ano passado.


Continue lendo