As exportações de carne de frango cresceram 37% de janeiro a março deste ano e foram puxadas por um aumento ainda maior por parte da Europa: 167%, totalizando mais de 54 mil toneladas (US$ 91 milhões), segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef).
A produção nacional, só no primeiro bimestre deste ano chegaram a 1,1 milhão de toneladas. O Paraná lidera a produção nacional e foi responsável por 18,64% do total produzido em 2000 (5,975 milhões de toneladas), com previsão de chegar a 20% a participação produtiva até o final deste ano.
O crescimento das vendas para a Europa se deve principalmente aos problemas sanitários naquele continente. Com o mal da vaca louca e a febre aftosa os consumidores colocaram em dúvida a qualidade das carnes européias e passaram a importar fortemente o produto brasileiro.
No Paraná, 31 empresas fazem parte da região integradora de avicultura de corte que consome 40% da área de milho plantado no Estado (680 mil ha). Essas empresas proporcionam mais de 40 mil empregos diretos e 550 mil postos indiretos de trabalho.
* Leia mais em reportagem de Ana Paula Nascimento na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado