Rural

Paraná interdita 5 áreas de transgênicos

19 mar 2002 às 08:28

Cinco áreas já estão interditadas no Paraná por apresentarem cultivo de soja transgênica. As propriedades ficam em Primeiro de Maio, Londrina, Tamarana (região Norte), Toledo (Oeste) e São Mateus do Sul (Sul). Além das cinco áreas, uma produção de aproximadamente 300 sacas, em Primeiro de Maio, também foi interditada no último domingo. Nesta segunda-feira, mais duas áreas - em Londrina e Marilândia do Sul (34 km ao sul de Apucarana) -, foram vistoriadas por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O engenheiro agrônomo da Defesa Sanitária Vegetal, Antônio Carlos Barreto, que acompanhou as visitas, disse que nessas propriedades o produto havia sido colhido há três dias. Segundo ele, as indústrias que compraram a soja, Coimbra e Braswey, apresentaram resultados negativos para a transgenia. "Isso é um indício de que a contaminação é baixa, porque só um grão modificado geneticamente já seria suficiente para identificar o produto como transgênico", ressalta.


A Seab avalia que haja mais seis áreas com suspeita de soja transgênica no Norte do Paraná, que serão vistoriadas nos próximos dias.


Leia mais na edição da Folha de Londrina desta terça-feira

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom


Continue lendo