O Paraná foi o maior exportador brasileiro de carne de frango in natura no mês de setembro. O Estado vendeu 82 mil toneladas ao mercado externo, superando o índice de Santa Catarina, principal exportador do País e que comercializou 77 mil toneladas.
O volume paranaense é 202% maior que as 27,1 mil toneladas exportadas em agosto. No mesmo período do ano passado, o Estado embarcou 24,6 mil toneladas, o que indica crescimento de 232% em 12 meses.
As exportações brasileiras também cresceram. Em setembro as remessas do País atingiram 245,1 mil toneladas, superando em 119% as 112,1 mil toneladas da mesma época de 2001. Uma das causas do crescimento foi a alta do dólar.
Domingos Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), explicou que a valorização da moeda norte-americana melhora a remuneração da indústria nacional, que passa a oferecer melhores condições de negócio para os importadores, aumentando a demanda.
Outro fator foi a decisão da União Européia (UE) de elevar as tarifas de importação do peito salgado, que subiram de 15% para 75%. Preocupados com essa nova conjuntura, os importadores anteciparam a compra do produto, levando ao recorde nas exportações.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.