A representante da Organização Mundial para Agricultura e Alimentos (FAO), Sally Bunning, defendeu nesta segunda-feira em Londrina a necessidade de se aumentar a produtividade agrícola no mundo, mas com sustentabilidade. "Precisamos produzir mais e melhor para alimentar a população que em 2030 deve ser de aproximadamente 8 bilhões de pessoas. Mas é preciso buscar parâmetros que propiciem a produção agrícola sempre", alertou a pesquisadora na abertura do Workshop sobre Manejo Biológico do Solo para a Agricultura Sustentável, que está sendo realizado no auditório da Embrapa/Soja.
Exemplos de trabalho que deram certo foram apresentados no workshop internacional. Representando o Egito, Klaus Merkens, da Associação Biodinâmica Sekem, mostrou dados sobre o cultivo de algodão orgânico no país. Segundo ele, o algodão é uma das culturas que mais demandam agrotóxicos, tanto que as lavouras que ocupam menos de 1% das terras agricultáveis, utilizam 18% dos agrotóxicos aplicados
no mundo.
O workshop prossegue até sexta-feira, com a participação de mais de 40 representantes de governos e órgãos oficiais de pesquisas, iniciativa privada, universidades e produtores de 18 países.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.