A Access Industries, empresa americana de banda larga, quer ofertar internet rápida em áreas rurais no Brasil, usando a faixa de 450 MHz. A informação foi dada há pouco pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "Eles estiveram no ministério e fizeram uma apresentação. Eles disseram que não têm interesse na área urbana", afirmou Bernardo, depois de participar da abertua do 26º Encontro TeleSíntese, que está sendo realizado em Brasília.
Segundo o ministro, a empresa presta serviços de banda larga na Suécia, voltado para a área rural, e tem o mesmo interesse no Brasil. A difusão do sinal é feita via rádio, usando a tecnologia CDMA. "Podem atingir até 90 quilômetros de distância; na água, pode chegar a 200 quilômetros", disse.
A atuação na Access na Suécia, segundo o ministro, representa uma área de um milhão de metros quadrados. A empresa também atua na região da Escandinávia.
Na semana passada, Bernardo disse que o governo ainda não decidiu se faria licitação da faixa de 450 MHz, porque as empresas de telecom não demonstraram "apetite" por ela. O ministro chegou a dizer que poderia ser feita uma licitação dessa faixa junto com a de 2,5 GHz, mas com a disposição da Access em usar a faixa de 450 MHz, poderá ser realizada uma licitação isolada dessa faixa.