Diante de uma platéia de cerca de 3 mil agricultores paranaenses, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), afirmou, na segunda-feira, que, no prazo de dez anos, pretende transformar seu estado no maior produtor de grãos, fibras e carnes do País.
Mesmo sabendo que, para isso, ele terá que desbancar o Paraná que, com uma produção de 27 mil toneladas na última safra, mantém posição histórica como líder na produção de grãos no Brasil, os agricultores presentes saíram impressionados com os números apresentados pelo governador
Hoje, segundo Maggi, o Mato Grosso tem 7 milhões de hectares em área cultivada. Seu plano de governo prevê um crescimento de 10% ao ano até chegar, em 2012, a uma área de 45 milhões de hectares.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Segundo o governador, apesar do seu estado ter clima e topografia bons para a agricultura, ''a fertilidade do solo era zero''. Para melhorar a produtividade, uma das primeiras ações de seu governo foi realizar pesquisas municipalizadas para identificar o cultivo adequado a cada região, com isso, a produtividade de 1,8 mil quilos por hectare aumentou para atuais 3,1 mil quilos por hectare.
Leia a matéria completa na edição desta terça da Folha de Londrina