Rural

Missão da União Euroéia vem avaliar rebanho brasileiro

25 abr 2004 às 17:06

Uma missão de especialistas veterinários da União Européia (UE) chega ao Brasil nesta segunda-feira para avaliar as condições do rebanho e do sistema brasileiro de produção de carne bovina.

Os técnicos, que permanecerão no país até o dia 6 de maio, deverão visitar as instalações das indústrias frigoríficas habilitadas a exportar para o bloco, além de postos de fiscalização nas fronteiras e unidades veterinárias nos estados.


No acumulado do primeiro trimestre deste ano, as vendas de carne bovina industrializada ao bloco europeu chegaram a US$ 40 milhões, contra US$ 32 milhões em igual período do ano passado.


Durante a visita, os veterinários Niels Morgensen, Ana Vela Ramirez, Antônio Rosinha, Laurence Moreau e Reinhard Riemer percorrerão 16 cidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.


Estão previstas no roteiro preliminar visitas a Goiânia, Rio Verde e Goianira (GO); Cuiabá, Barra do Garças, Araputanga, Várzea Grande, Paranatinga, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra (MT); Campo Grande, Três Lagoas, Nova Andradina e Ponta Porã (MS); e Vilhena (RO).


A equipe da UE deve encerrar sua missão com uma reunião no ministério, em Brasília, no dia 6.


Os técnicos europeus também conhecerão as novas normas operacionais e procedimentos de rastreamento e identificação dos animais do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), em vigor desde o início de abril.

As novas normas facilitam a operacionalização do sistema, padronização do selo de identificação, além de ajudar no combate a doenças, aumentar o envolvimento dos Estados e rastrear os animais a partir dos 40 dias de idade.


Continue lendo