O governo está próximo de um consenso sobre a produção e comercialização de transgênicos no país, garantiu nesta segunda-feira o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ele disse acreditar que ainda no mês de outubro um projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional e assim o país não dependerá mais de medidas provisórias para tratar o assunto. Na semana passada, o governo autorizou por medida provisória o plantio de soja transgênica na safra agrícola deste ano.
Roberto Rodrigues também disse esperar que na próxima safra o Brasil já tenha uma legislação sobre os transgênicos e que esta será uma decisão de governo e não do ministério. "Não há ministro a favor ou contra. A busca que estamos fazendo no governo é por encontrar solução de consenso", explicou. Caso não haja consenso, acrescentou, a decisão final caberá ao presidente da República.
O ministro admitiu que o governo brasileiro vem recebendo solicitação de países da União Européia para que não cultive produtos geneticamente modificados. E comentou que caberá ao mercado definir se haverá diferença de preço na comercialização de transgênicos e de produtos naturais.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Roberto Rodrigues participou da abertura do Soyfoods 2003, encontro mundial sobre soja para alimentação humana.