O Brasil deve produzir, na safra agrícola 2002/2003, 115,2 milhões de toneladas de grãos: 19,1% a mais que as 96,7 milhões de toneladas colhidas na safra 2001/2002.
A quarta projeção de safra foi anunciada nesta quinta-feira pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), adiantando que a estimativa ainda é conservadora.
Dependendo das condições climáticas, a produção pode ser ainda maior, segundo ele. Os destaques ficam por conta da soja e do milho e registram aumentos de 8,4 e 7,5 milhões de toneladas, respectivamente, com recordes de produção.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A evolução da produção e da área plantada no país, nos últimos 12 anos, mostra que enquanto a área plantada cresceu 12,7% no período , a produção dobrou.
Segundo Rodrigues, o fato mostra o nível de profissionalização do produtor nacional, que nos últimos anos vem usando mais tecnologias, sementes melhoradas e fertilizantes, além de maiores cuidados com o análise e correção do solo, plantio direto, máquinas e implementos agrícolas mais modernos.