Uma péssima notícia para o governo do Estado. O secretário nacional de Política Agrícola, Ivan Wedekin, garantiu na quinta que o Paraná não será declarado área livre dos transgênicos.
Pelo menos, através do Ministério da Agricultura. Wedekin defendeu que existe uma lei federal que regulamenta o plantio, produção, industrialização, comercialização, transporte e exportação da soja transgênica no Brasil.
''O Ministério da Agricultura defende que seja dado o mesmo tratamento para todos os estados brasileiros. Temos um critério e que deverá ser adotado sob pena de cometermos injustiças com os produtores paranaenses'', argumentou ele. Para Wedekin, do ponto de vista legal não há como fazer exceções entre os estados da federação.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
''Existe uma lei maior que é a federal. O Estado não tem como legislar sobre esse assunto. Nem mesmo nós temos como mudar uma lei. Se quer incluir a exclusão do Paraná no processo de transgenia, isso terá que passar pelo Congresso Nacional. Apenas uma nova lei poderia modificar a atual situação'', analisou.
Leia a matéria completa na edição desta sexta da Folha de Londrina