Rural

Ministério da Agricultura não decidiu destino de ovelhas

07 abr 2003 às 19:24

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento ainda não decidiu o destino das ovelhas do plantel da Fazenda Gralha Azul, de propriedade da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Na semana passada, foi identificado um caso de ''scrapie'' numa das ovelhas do rebanho da PUC. O scrapie é uma doença, cujos sintomas são semelhantes ao mal da ''vaca louca''.


Enquanto não sai a decisão, o plantel com 123 ovelhas permanece isolado e a propriedade está interditada. A Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura está aguardando o levantamento que está sendo feito da linhagem do animal que apresentou a doença.


Se mantiver a mesma postura adotada há dois anos, quando surgiu um foco da doença no Paraná, o Ministério da Agricultura deverá decidir pelo sacrifício dos animais.

No entanto, esse tipo de decisão não é fácil. Envolve indenização aos proprietários, e por isso a definição dos técnicos fica mais morosa, confirmou Jorge Fernando, técnico do Departamento de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, em Brasília.


Continue lendo