Cascavel
Uma reunião realizada na manhã de hoje (19/04) na 16ª Companhia de Cavalaria Mecanizada, em Francisco Beltrão, definiu o plano de prevenção ao ingresso da febre aftosa no oeste e sudoeste do Paraná através da fronteira do Brasil com a Argentina.
Durante a reunião, ficou decidido que a 16ª Companhia enviaria, ainda hoje, cerca de 40 homens para a região da fronteira, principalmente entre os municípios de Capanema e Barracão (sudoeste do Paraná). Já o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada de Foz do Iguaçu, Carlos Alberto Galetti, reafirmou que não havia recebido qualquer comunicado do governo federal para participar da operação.
Os funcionários da Secretaria da Agricultura e Abastecimento apresentaram um mapa contendo os 39 acessos clandestinos demarcados com a ajuda de satélites e que são fiscalizados por equipes volantes do órgão.
Os oficiais do Exército receberam a determinação de não permitir que animais ou produtos derivados entrem no país sem a comprovação da origem e legalidade do transporte.
eia mais em reportagem de Gilmar Agassi na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina