Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Agronegócio

Milho tem seu melhor momento

Vera da Rocha Zardo, engenheira agrônoma do Deral
25 nov 2002 às 15:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O plantio da safra 02/03 atingiu 94% da área esta semana. De acordo com o levantamento de campo feito pelos técnicos do Deral, a classificação das lavouras é a seguinte: 81% em boas condições, 17% em condições regulares e 2% em más condições.

Em algumas regiões, o excesso de chuvas vem dificultando as práticas culturais nas lavouras. Cerca de 4% das lavouras encontram-se na fase de germinação; 89% na fase de desenvolvimento vegetativo, 6% em floração e 1% das lavouras na fase de frutificação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O preço médio do milho no Paraná é de R$ 22,53 a saca para o produtor (preço Sima de 19/11/2002).

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


O mercado continua firme com os preços apresentando altas diárias, porém, desde o início do mês, a variação foi de 3,3%, o que demonstra uma desaceleração nas altas, pois em outubro os preços do milho ao produtor subiram 21,88% e em setembro a alta acumulada foi de 19,34%.

Publicidade


Esta desaceleração deve-se à valorização do real após o segundo turno das eleições.


As vendas que estão sendo realizadas são de pequenos lotes para pequenos e médios criadores. No atacado, o preço médio da semana passada foi de R$ 25,30 a saca de 60 kg.

Publicidade


A perspectiva é de que os preços continuem apresentando altas diárias até a entrada da nova safra em meados de fevereiro.


O governo federal estuda a possibilidade de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) de 9,5% para 2%, para a importação de milho no início do ano, com o objetivo de suprir a defasagem até a entrada da próxima safra.

Mesmo com a entrada da nova safra, a tendência para o próximo ano é de preços elevados, devido aos fatores conjunturais: inserção do Brasil no mercado internacional como exportador, preços bons no mercado internacional, oferta e demanda nacional bastante ajustada. Alguma mudança neste quadro poderia ser provocada por um recuo significativo no Dólar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo