O plantio da soja transgênica também está proibida no Mato Grosso. A proibição foi decretada pelo governador Blairo Maggi (PPS), para quem está havendo uma interpretação errada da Medida Provisória editada recentemente pelo Governo Federal. A informação e da Secretaria Estadual de Comunicação.
A MP, no entendimento de Maggi, permite o plantio e a comercialização da soja transgênica apenas para os produtores que já estavam preparados e inscritos para isso. "Não é o caso de nenhum produtor do Mato Grosso e por causa disso o plantio está proibido em todo Estado", afirmou Maggi.
Para o governador Roberto Requião, "o governador Maggi, como maior plantador individual de soja do mundo, sabe do que se trata e por isso tomou o caminho certo". Requião disse que a postura do Mato Grosso também mostra que o país está mudando.
O Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil. Em Mato Grosso, o total de soja transgênica apreendida chega a 108 toneladas, o que seria suficiente para o plantio ilegal de cerca de 2.700 hectares.
Na semana passada, mais de 100 toneladas de grãos de soja transgênica proveniente do Rio Grande do Sul foram identificadas e apreendidas em postos de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária (Idea) do Mato Grosso. Os grãos teriam como destino fazendas em Primavera do Leste e Canarana e estão interditados para plantio ou para comercialização com fim de plantio.
No município de Ribeirão Preto, o apoio contra os transgênicos partiu da Câmara dos Vereadores, que aprovou na segunda-feiraà noite o projeto de lei que proíbe o cultivo e a comercialização de organismos geneticamente modificados no município enquanto o governo federal não fizer uma legislação a respeito do tema.