Rural

Lavouras com soja transgênica serão interditadas

14 mar 2002 às 19:14

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento determinou aos seus 21 núcleos regionais que investiguem a existência de sementes ou lavouras de soja transgênica no Paraná. Se for comprovado o plantio do produto, as propriedades serão interditadas.

A determinação aconteceu no mesmo dia em que o secretário Deni Schwartz enviou ao Ministério Público Estadual e à Delegacia do Ministério da Agricultura um dossiê sobre a entrada de sementes e grãos de soja geneticamente modificada no Paraná para a tomada das medidas cabíveis.


No Paraná, as ações administrativas necessárias já estão em curso. Durante a visita às propriedades que adquiriram o material ilegal – dez áreas situadas em diversos pontos do Estado - os técnicos da secretaria recolherão amostras para análise no laboratório da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Os laudos serão emitidos no máximo em 48 horas após a coleta. Até agora, foi confirmada laboratorialmente a existência de soja transgênica em uma propriedade de 8,5 alqueires em Toledo (Região Oeste) e outra de 4 hectares em São Mateus do Sul (Região Sul). Estão sob investigação outras três áreas em Toledo, mais uma em São Mateus do Sul e uma na região de Irati. Na maioria dos casos, a soja transgênica entrou no Estado sob a forma de semente e grão adquiridos no Rio Grande Sul e no Mato Grosso do Sul. Também foi registrado uma compra em Santa Catarina.


Continue lendo