O Estado do Paraná lançou o programa Irrigação Noturna, que vai beneficiar 30 mil agricultores, em uma ação inédita no Brasil. O lançamento foi feito durante a abertura da 7ª Expocop - Exposição Agropecuária Comercial e Industrial -, e a solenidade dos 60 anos da Secretaria da Agricultura, no sábado, em Cornélio Procópio.
O programa tem o objetivo de facilitar o acesso de agricultores à técnica de irrigação, com o barateamento da tarifa de energia elétrica utilizada entre às 21h e 6h.
Até 2006, pretende ser estendido para mais de 15 mil novas propriedades e readequar o horário de irrigação para outras 15 mil. A previsão é que o Irrigação Noturna seja utilizado em mais de 50 mil hectares.
Com o programa, os agricultores poderão lucrar mais e aumentar a diversidade de culturas. "Com a irrigação mais acessível eu posso utilizar adubo orgânico, que é mais barato", projeta José Marreca Neto.
O programa consiste na redução de 60% a 70% na tarifa de baixa e alta tensão, além de outros benefícios. "O agricultor deve pagar pela tarifa rural, que já tem seu valor reduzido, quase 12% do valor normal", destacou Requião.
Os agricultores inscritos no programa receberão até 200 metros de rede de energia elétrica e complementação de até 600 metros de rede gratuita, e o restante com 50% de auxílio. Os custos com as instalações para a medição de energia, poderão ser parcelados em até 24 meses, sem juros, além de facilidade de crédito para a compra e instalação dos equipamentos, conforme critérios definidos pelo agente financeiro.
Informações da AEN