Rural

Inverno começa com geadas fracas

21 jun 2001 às 20:33

O primeiro dia do inverno começou com geadas fracas a moderadas em todo o Estado, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A única região a ficar livre do fenômeno foi o litoral paranaense. Hoje, as áreas atingidas mais fortemente foram o centro, centro-sul e sul do Estado, com temperaturas de 1 grau negativo em Guarapuava, 0,8 grau negativo em Telêmaco Borba e Palmas, 0 grau em Ponta Grossa e 0,3 grau em Palotina. Londrina registrou a mínima de 1,6 graus em abrigo.

Segundo o meteorologista Cezar Duquia, a previsão é que o frio continue intenso amanhã (22/06) e no sábado, registrando uma ligeira elevação de temperatura apenas no domingo. "Mas vai ser apenas um refresco, porque na segunda-feira volta a esfriar", afirmou. De acordo com ele, a massa de ar polar continua firme sobre o Parana e hoje a área de geadas deve se extender um pouco mais. "Onde as geadas foram fracas, a tendência é que passem a ser moderadas, principalmente na região cafeeira do Noroeste, região de Umuarama, Toledo e Palotina", explicou. No Norte do Estado, a previsão é que continuem fracas.


O agricultor José Alves Siqueira, o "Zé Leite", 58 anos, foi surpreendido ontem pela fina camada de gelo que cobriu sua grande plantação de hortaliças e os cerca de 90 mil pés de café em seu sítio, no Distrito de São Luiz, em Londrina. Na noite mais longa do ano, Zé Leite disse que dormiu sossegado e não se preocupou porque não viu "sinais de geada" na véspera. "Eu sempre vejo os jornais e fico de olho no termômetro. Se a tarde estiver limpa, com vento, e a temperatura abaixo de seis graus é certeza de geada. Mas ontem (anteontem) estava até quente", explicou. Ele disse que ainda não tinha consultado o serviço Disque-Geada, serviço disponibilizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Simepar, pelo número 391-4500.

* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina / Folha do Paraná desta sexta


Continue lendo