Os integrantes ligados ao movimento sem-terra Via Campesina desocuparam nesta quinta-feira (28) a Fazenda Santa Rita, em Santo Antonio da Platina (cidade-pólo/Norte Pioneiro), de propriedade do deputado federal Abelardo Lupion (PFL).
No período da tarde, os manifestantes participaram de uma marcha na cidade de Jacarezinho e, segundo a Polícia Rodoviária, seguiram para o município de Jardim Alegre, onde as famílias moram.
Acampados na fazenda desde o dia 18 de setembro, o objetivo da ação era cobrar o encaminhamento das denúncias veiculadas pela imprensa de que Lupion teria beneficiado diretamente duas transnacionais do agronegócio através de emendas parlamentares. O movimento ainda acusa o deputado de ter comprado a fazenda de uma transnacional por um terço do valor de mercado.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
O documento relata que uma das representações teriam sido protocoladas na Câmara dos Deputados por cinco partidos pedindo a instauração de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A segunda representação teria sido apresentada pelo Fórum Brasileiro pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, para investigação de suposta prática de improbidade administrativa.
Segundo matéria publicada na Folha de Londrina, o deputado negou veementemente todas as acusações feitas na nota da Via Campesina.