O Consórcio Antiferrugem registrou os primeiros focos de ferrugem asiática em área comercial, na fase de desenvolvimento vegetativa (Vn), no municípios de Cristalina (GO) e Nova Aurora (PR).
O município paranaense fica a 60 quilômetros de Cascavel. O foco foi localizado em plantas de soja voluntária que são decorrentes de grãos que germinaram espontaneamente. De acordo com o agrônomo da Cooperativa Coopacol, Fernando Fávero, estas plantas estão na fase de enchimento de grãos. "Os produtores precisam de bastante atenção, porque as primeiras lavouras semeadas já floresceram, fase que favorece a infecção pela ferrugem", disse.
Para a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, os produtores precisam intensificar o monitoramento das lavouras para realizar o controle da ferrugem no momento adequado. "A floração da lavoura é uma época em que as linhas de soja se fecham e fica mais favorável para que a infecção se inicie nas folhas de baixo das plantas, em função do sombreamento e da maior umidade", explicou.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Historicamente, o final de novembro e o início de dezembro é um período em que os primeiros focos de ferrugem aparecem, em função do florescimento das lavouras, se houver chuvas bem distribuídas. "Por isso, o momento agora é de alerta para que o controle seja feito no momento correto com fungicidas em misturas prontas de triazois e estrobilurinas, evitando perdas de produtividade", enfatizou.