Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Iapar traz alternativa para baixar custo da ração animal

Agência Estadual de Notícias
17 out 2012 às 15:16

Compartilhar notícia

- Arnaldo Alves / ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É possível reduzir a dependência do farelo de soja na composição da ração concentrada sem prejuízo da qualidade da ração. Estudos mostram que não há perda na produtividade nem no teor de gordura do leite. O substituto que reúne essas vantagens é o tremoço branco (Lupinus albus), leguminosa conhecida na região Sul como adubo verde. O seu emprego na ração animal, porém, resulta de pesquisa recente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

A opção de usar tremoço branco na ração vem em momento crucial para os pecuaristas. A redução da safra norte-americana causou elevação de preço no mercado da soja e seus derivados. As informações sobre a viabilidade técnica e econômica do tremoço branco foram dadas durante o dia de campo "Produção de carne bovina com animais cruzados", realizado na estação experimental do Iapar em Joaquim Távora (Norte Pioneiro), na semana passada. O evento técnico apresentou outros resultados em manejo de pastagens, sistemas de cruzamentos e desempenho, em confinamento, de mestiços Caracu-Nelore.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


VANTAGENS - O pesquisador José Lázaro da Rocha mostrou as vantagens econômicas da opção pelo tremoço branco, quando é produzido na propriedade. Ele citou outros países que usam tremoço, como a Austrália, que tem alta tecnologia em pastagem e manejo de gado. Este é o país que mais produz tremoço branco, cerca de um milhão de toneladas, em mais ou menos um milhão de hectares. Do total colhido 30% são usados na alimentação de gado de corte e gado de leite; ovinos e suínos. O excedente é exportado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


"Tradicionalmente, os segmentos carne e leite do agronegócio paranaense têm sido muito dependentes do farelo de soja. No momento, o alto preço desse ingrediente tem tirado o sono dos produtores, diminuído o lucro e até mesmo causado prejuízos", comentou José Lázaro.


De acordo com o pesquisador, diante do risco de depender de uma única fonte de proteína, a estação experimental do Iapar em Joaquim Távora faz a substituição parcial do farelo de soja pelo tremoço branco no concentrado para bovinos. Nesta fase estão sendo testadas a aceitabilidade e a proporção de inclusão segura, uma vez que ele tem baixo teor de alcaloides, o que confere sabor amargo ao grão.

Também participaram do dia de campo os especialistas Simony Bernardo Lugão (manejo de pastagens para gado de corte e leite), Daniel Perotto (maciez da carne em cruzamentos entre raças zebuínas e taurinas) e João Edino Del Antonio (tremoço como adubo verde e produção de grãos), todos do Iapar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo