Produtores rurais do Paraná, principalmente os cafeicultores, contam a partir desta quarta-feria (10) com o Alerta Geada, serviço do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em funcionamento há 12 anos.
O serviço Alerta Geada visa a proteção de lavouras novas (até dois anos de implantação), com previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas capazes de causar danos à cafeicultura. As previsões podem ser acessadas gratuitamente pela internet (43) 3391-4500; neste caso, o custo é de uma ligação para aparelho fixo – local ou interurbano. Sempre que há risco de geada, o serviço emite um aviso para os meios de comunicação e para os técnicos e produtores cadastrados.
Esse alerta é feito com 48 horas e confirmado com 24 horas de antecedência. Técnicos e produtores interessados em receber o alerta por e-mail devem se cadastrar pelo endereço alerta_geada@iapar.br.
O Alerta Geada opera de maio até o final de agosto e está no décimo segundo ano de funcionamento. Sua realização é fruto de parceria entre Iapar, Instituto Tecnológico Simepar e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Iapar