A IPR 98 é a variedade de café que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança quarta-feira (02), no Centro de Difusão de Tecnologias do Iapar, em Londrina.
O vice-governador e secretário da agricultura, Orlando Pessuti, participa do evento. Após a solenidade de lançamento, haverá degustação da bebida e visita a lavouras na estação experimental.
A nova cultivar tem porte baixo, resistência à ferrugem, potencial para produzir mais de 75 sacas beneficiadas por hectare (em plantio adensado) e ciclo de maturação mediano – diferencial que permite arranjos com outras variedades para viabilizar a colheita em etapas.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
O pesquisador também explica que os agricultores têm poucas opções de materiais que reunam porte baixo com resistência à ferrugem.
A IPR 98 é recomendada para todas as regiões cafeeiras do Paraná. Seus frutos amadurecem na primeira quinzena de julho (lavouras em terra roxa) e primeira quinzena de maio (arenito), justamente no período intermediário ao das variedades IAPAR 59 e Tupi IAC.
Agência Estadual de Notícias (AEN)