O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nesta terça-feira o lançamento e tarde de autógrafos dos livros "A Reconstrução Ecológica da Agricultura", do pesquisador Carlos Armenio Kathounian, e "O Nim - Natureza, Usos Múltiplos e Produção", de Carlos Kathounian e Sueli Souza Martinez. As publicações tem o apoio do programa Paraná 12 Meses.
A primeira obra busca transformar o leitor num entusiasta, praticante e conhecedor dos caminhos que levam à reconstrução ecológica da agricultura. Para o autor, a agricultura tem funções que vão além da produção de alimentos. O livro, organizado em sete capítulos, focaliza a agricultura orgânica num cenário mais amplo e suas relações com algumas das principais questões da atualidade e discute os desafios para ampliação do segmento.
Kathounian também expõe conceitos sobre manejo, fertilidade do solo, sustentabilidade e produção familiar. Para o pesquisador, "a assimilação e o domínio desses conceitos são a chave para a reconstrução ecológica da agricultura, na sua dimensão biológica". Ele descreve ainda no livro estratégias para o aprimoramento do sistema de produção orgância para culturais anuais e perenes, pastagens e criações.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A agricultura orgânica vem se tornando uma opção cada vez mais presente no cenário agrícola, atendendo à crescente demanda dos consumidores dentro e fora do país. A exigência do consumidor em relação à qualidade e segurança dos alimentos cria nichos de mercado que não podem ser ignorados, especialmente pelos pequenos produtores, que têm no segmento orgânico uma alternativa de ampliação de renda.