O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Orlando Pessuti, lançaram, nesta sexta-feira, o Programa Estadual de Rotulagem e Embalagem em hortigranjeiros.
Os rótulos identificarão o produto, seu peso líquido, origem e responsável. "Esta campanha está no contexto da "Qualidade Paraná", um esforço do Governo para aumentar e agregar valor especial para o que é produzido no Estado", disse Requião.
"Nossa intenção é auxiliar a melhorar e valorizar ainda mais a produção paranaense e comercialização de hortigranjeiros no Estado. Dessa forma estaremos não só possibilitando maior competitividade ao agricultor, como também poderemos ajudar no combate ao desperdício de alimentos", diz Jane Elizabeth Setenareski, diretora presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná.
"A rotulagem representa melhoria na qualidade dos produtos, restabelecendo a confiança na cadeia que começa no produtor e termina no consumidor", afirma Pessuti.
Segundo a diretora, a rastreabilidade do produto que estará sendo comercializado é "uma questão de segurança alimentar". "Estamos identificando, através de uma rotulagem padrão, a origem do hortigranjeiro. O consumidor será informado sobre a origem desse alimento", afirma Jane.