Rural

Helicópteros podem sobrevoar Fazenda 7 Mil

03 mai 2001 às 09:49

A Secretaria da Agricultura do Paraná poderá recorrer aos serviços de um helicóptero para sobrevoar a Fazenda 7 Mil, no município de Jardim Alegre, região de Ivaiporã. O objetivo é garantir que todos os animais da fazenda, invadida pelo MST, sejam realmente vacinados contra febre aftosa nessa campanha de vacinação.

De acordo com o chefe do núcleo da Seab, Sergio Empinotti, os técnicos vão iniciar a vacinação na fazenda na próxima semana. Todos os animais imunizados serão marcados com tinta a óleo que não sai do couro do animal. Depois de encerrada a vacinação, uma equipe de peões com conhecimento da área vão percorrer toda a área da 7 Mil (5.854 ha) para ver se não tem nenhuma cabeça desgarrada que não tenha sido vacinada.

Em seguida, o sobrevôo de helicóptero poderá ser autorizada pelo secretário da Agricultura, Antonio Poloni. A decisão visa acabar com a polêmica que surge a cada campanha de vacinação, onde os proprietários argumentam que o gado não foi vacinado. Segundo Empinotti, o secretário determinou que dessa vez quer um controle rigoroso da vacinação na 7 Mil. O custo da vacinação está sendo bancado pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec).


Continue lendo