O governo federal está investindo R$ 200 milhões para incrementar o turismo rural no país. O anúncio foi feito nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, durante o lançamento do Programa de Turismo Rural para a Agricultura Familiar, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha.
Segundo o ministro, os recursos, que já estão disponibilizados a partir de hoje dentro da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), poderão ser aumentados de acordo com a demanda do desenvolvimento da atividade.
Rossetto explicou que os recursos serão oferecidos aos agricultores em condições de juros favoráveis e simplificada a forma de aquisição do financiamento. O programa vai proporcionar ainda, através do Ministério do Turismo, toda a assistência técnica, buscando a qualificação das propriedades rurais que desenvolverem a atividade.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário também vai trabalhar com a infra-estrutura regional, a fim de dotar as comunidades com todas as facilidades necessárias para receber os visitantes, além da divulgação das rotas de turismo rural, para aumentar a circulação de público nas propriedades rurais turísticas.
O ministro Rossetto ressaltou que o programa está inserido numa estratégia de desenvolvimento para todo o país, que busca agregar renda para os agricultores, melhorando a qualidade de vida no campo e ampliando a renda dos municípios.
Já o representante do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse que dentro da meta do governo do presidente Lula, de gerar 10 milhões de empregos no país, a criação 1,2 milhão dessa meta está na cota do Ministério do Turismo. Frederico Silva da Costa acredita que 5% desse total virão do setor agrícola, gerado pelo turismo rural.