O governo deve enviar esta semana ao Congresso Nacional o projeto de lei sobre o uso de sementes geneticamente modificadas no Brasil. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amauri Dimarzio.
O secretário não quis antecipar se o projeto inclui a liberação do plantio e a comercialização da soja transgênica. "Posso dizer apenas que o projeto está pronto e depende somente do envio para que o Congresso faça as adaptações que forem necessárias", informou Dimarzio.
O secretário disse que o governo está muito preocupado e investindo em pesquisas sobre a ferrugem asiática, uma praga que ataca e é capaz de dizimar plantações inteiras de soja. De acordo com ele, as pesquisas em Rondônia estão muito avançadas.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
"A transgeníase pode ser uma forma de combate a essa doença, que foi detectada no Brasil há dois anos. Porém, devemos ter cuidado com sementes importadas ilegalmente (contrabandeadas), que podem conter este mal", alertou Dimarzio.