Rural

Frio favorece aveia preta, diz pesquisador do Iapar

13 jul 2002 às 16:45

Os pecuaristas que optaram pelo plantio de aveia para alimentar o gado no inverno já podem comemorar. O frio demorou, mas chegou esta semana. As baixas temperaturas que fazem os pastos definhar são ideais para o desenvolvimento da aveia que vai alimentar o gado até o final do inverno e servir de cobertura para o plantio direto das lavouras de verão.

A aveia precisa de temperaturas abaixo de 16 graus e umidade para ter um bom perfilhamento e pronto rebrote depois do pastejo. O calor atípico para este período de inverno, agravado pela falta de chuvas, deixou muitos pecuaristas desanimados. ''Muitos estavam achando que não valeria a pena ter plantado aveia neste inverno, mas o frio chegou e mudou o panorama'', disse Oliveira.


O Paraná plantou neste inverno cerca de 1,5 milhão de hectares de aveia. A forrageira está entre as preferidas dos pecuaristas, principalmente dos solos de arenito do Noroeste, devido ao alto poder nutritivo e a formação de palhada para plantio direto. As áreas cultivadas aumentaram após o lançamento da Iapar 61, uma aveia preta de ciclo longo que se adaptou muito bem ao Paraná, Santa Catarina, MS, sul de Minas e sul de SP.


» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste sábado.


Continue lendo