Depois de Ponta Grossa e Francisco Beltrão, será realizado em Toledo, nesta quinta-feira, o fórum "Paraná Sem Aftosa – Prioridade e Renda para o Produtor".
Criadores do Oeste do Paraná reúnem-se com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, e com o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, para mobilização da campanha da vacinação contra febre aftosa.
O evento será no Centro de Eventos, trevo de acesso à rodovia 467, das 9 às12 horas. A campanha se estende até o dia 20 de maio, quando deverão ser imunizados cerca de 9,7 milhões de bovinos e bubalinos.
Com a participação de sindicatos rurais e entidades participantes do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) e do Conselho de Sanidade Agropecuária do Paraná (Conesa), as lideranças reforçarão o pedido para os criadores permanecerem em estado de alerta quanto à sanidade dos rebanhos. Faz oito anos que o Estado não registra um só foco de aftosa.
Desde maio de 2.000, o Estado é considerado área livre de aftosa – com vacinação – pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), com sede em Paris, capital francesa.