Começa nesta sexta-feira, em Ponta Grossa, a 27ª Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial (Efapi) dos Campos Gerais. O evento, que vai até o dia 17 de novembro, acontece paralelamente à 8ª Munchenfest - Festa Nacional do Chopp Escuro, no Centro de Eventos da cidade. A expectativa dos organizadores é aumentar -ou pelo menos manter- o volume de negócios do ano passado, totalizando cerca de R$ 10 milhões, entre leilões de animais, venda de maquinário agrícola e comércio de outros produtos agropecuários e artesanais que também farão parte da feira.
De acordo com o médico veterinário da Sociedade Rural, Willis Adolgo Amatneeks Júnior, cerca de 500 bovinos de 12 raças, além de 200 equinos e 86 ovinos (confirmados até ontem) foram inscritos na feira. Irão a julgamento os bovinos das raças Nelore, Canchim e Simental, equinos Manga Larga Marchador e ovinos Hampshire Down.
Segundo Amatneeks haverá um circuito de palestras, que será aberto na segunda-feira pelo vice-governador eleito, Orlando Pessuti (PMDB), abordando temas como rastreabilidade do gado, sistema silvopastoril, controle da mosca do chifre e do besouro rola-bosta e sobre integração entre agricultura e pecuária.
Estão programados, ainda, leilões, provas de hipismo e rodeio country, com provas de tambor e baliza, uma das novidades deste ano. O pavilhão da Indústria e Comércio reúne 43 expositores, além de três concessionárias de veículos e de uma fabricante de máquinas agrícolas. Outra novidade deste ano, segundo Jesus, é o pavilhão destinado ao exército, corpo de bombeiros e polícias rodoviárias, militar e florestal, que estarão expondo seus equipamentos.