O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, autorizou nesta quarta-feira (22) o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec) a pagar a indenização no valor de R$ 645,816 mil ao proprietário da Fazenda Cachoeira pelo sacrifício sanitário de 1.810 animais da propriedade, realizado na semana passada. Pessuti autorizou a indenização como presidente do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa).
O valor será pago nesta quinta-feira (23) é corresponde a 50% da indenização que o proprietário da Fazenda Cachoeira tem direito. O restante deverá ser pago pelo Ministério da Agricultura.
Localizada no município de São Sebastião da Amoreira, a Fazenda Cachoeira foi uma das sete propriedades do Paraná consideradas como foco de febre aftosa pelo Ministério.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Sacrifícios - Até o final da tarde desta quarta-feira (22), 2.250 animais já tinham sido sacrificados na Fazenda São Paulo, localizada no município de Loanda. O abate dos 2.709 animais da propriedade começou na segunda-feira (20). A previsão é de que todo o trabalho esteja concluído nesta quinta-feira (23).
No sábado (25), deverá ter o início o sacrifício dos 1.703 animais da Fazenda Alto Alegre, também em Loanda. Será a última propriedade do Paraná que terá os animais sacrificados.
Informações da AEN