Os produtores de morango do Paraná correm o risco de perder mercado se insistirem em cultivar variedades que, embora correspondam aos interesses dos compradores intermediários, não são as preferidas dos consumidores. O setor deve se organizar e adotar a classificação e rotulagem do produto em que constem dados sobre a origem e o nome do produtor. Isto transmite confiança ao consumidores.
O alerta é da engenheira agrônoma Priscila Rocha Silva, do Programa Hortiqualidade da Faep. A falta de classificação, rotulagem e informações, entre outros gargalos apresentados pela técnica Priscila, do Hortiqualidade, faz o consumidor se retrair. "Quem não tem hábito de consumir morango e adquire uma variedade que não agrada (apenas 32% dos consumidores disseram saber distinguir o fruto), acaba dizendo que não gosta de morango. O morango não concorre com morango; seu concorrente são as outras frutas", explica Priscila.
Leia a matéria na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina/Folha do Paraná