Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Excesso de chuva provoca prejuízo nas lavouras de trigo

Agência Estadual de Notícias
10 set 2009 às 18:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os prejuízos nas lavouras de trigo causados pela chuva excessiva no Paraná foram discutidos pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Faep (Federação da Agricultura do Paraná), e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), durante reunião realizada nesta quinta-feira (10), no auditório da Seab. Também participaram técnicos de institutos de pesquisas, representantes de seguradoras e de produtores rurais.

O diretor técnico da Faep, Pedro Augusto Loyola, abriu a reunião lembrando que as condições meteorológicas foram atípicas e adversas para a cultura do trigo em 2009, e que esta safra, além das dificuldades climáticas, enfrenta uma crise internacional de preço e de mercado, e a propagação de doenças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse ano o excesso de chuva coincidiu com o período do espigamento e se estendeu durante a formação de grãos, considerada uma das fases mais críticas para a definição da produtividade, e interferiu no manejo para controle de doenças como o brusone", explicou o representante da Faep.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Em função do excesso de chuva, a safra deste ano deverá ser menor que a prevista, segundo o diretor do Deral (Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura), Francisco Simioni. "A safra será menor que a prevista e haverá impacto na qualidade e na produtividade. E isto consequentemente vai acabar interferindo nos preços", ressaltou.

Publicidade


Um levantamento realizado pela Embrapa revela que dos 1,3 milhões de hectares semeados com trigo no Paraná, pelo menos 780 mil hectares, o equivalente a 60% da área, poderão sofrer prejuízos de até 80% devido ao excesso de chuvas.


O pesquisador do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Gustavo Hiroshi Sera, apresentou os dados pluviométricos dos últimos meses demonstrando o excesso de chuvas. Em junho, segundo ele, choveu 108 mm, sendo que a média histórica é de 89 mm. A média histórica para julho é de 64mm, mas choveu 244 mm, quase quatro vezes mais. Já o mês de agosto registrou precipitação de 80 mm, também acima da média histórica, que é de 53 mm. "Esse ano foi uma condição atípica, e o mês de julho registrou o maior índice de chuva medido pelo Iapar, desde 1.976", disse o pesquisador.


Seguro agrícola - A preocupação maior dos produtores no momento é com a cobertura do seguro agrícola. A safra está segurada para adversidades climáticas, mas não contra as doenças. Na situação atual, fica difícil confirmar se as doenças provocadas na cultura, como a Brusone são decorrentes do excesso de chuva. Nesse sentido, as entidades reunidas decidiram emitir uma nota técnica que deixe claro essa peculiaridade provocada por tanta chuva. A nota vai ser feita com base em pesquisas oficiais elaboradas pela Embrapa e pelo Iapar, que deve ser encaminhada ao Banco Central na próxima semana.

Convidado para participar do encontro, o diretor comercial da Aliança Seguradora, Wady José Mourão Cury, destacou que os fatos demonstrados não se discutem, e que há uma diversidade de situações, entre elas a de agricultores que controlaram a doença e de outros que não conseguiram controlar. "O documento a ser elaborado tem que partir do princípio de que as dúvidas devem ser esclarecidas. As seguradoras querem compreender o fato e serem justas dentro do possível", justificou Wadi Cury, cuja empresa é responsável pelo seguro de 20% da produção paranaense de trigo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo