Rural

Estudantes apóiam pequenos pecuaristas de Ibiporã

27 jun 2007 às 17:33

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inicia nesta quinta-feira (28) a coleta de sangue do rebanho bovino do município de Ibiporã (Norte do Paraná), para controle de doenças como brucelose e tuberculose. O trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo programa Atendimento Médico Itinerante a Grandes Animais, vinculado ao Departamento de Clínicas Veterinárias. A iniciativa beneficia 25 pequenos pecuaristas, que produzem em média mil litros de leite por dia.

Segundo o coordenador do programa, Augusto Sampaio, o apoio aos pecuaristas vai incluir a instalação de uma unidade de beneficiamento do leite, numa parceria entre a Prefeitura de Ibiporã e o Governo do Estado. "Vamos atender exigência do Ministério da Agricultura, que normatizou o transporte e comercialização do leite", afirma.

O programa de extensão existe desde 1996 para atender pequenos produtores de leite e derivados, sem condições de pagar pela assistência técnica de médicos veterinários. Com a supervisão dos professores, os estudantes prestam atendimento clínico aos animais, orientam na prevenção de doenças e na preservação do meio-ambiente.


Continue lendo