Pesquisadores, técnicos e produtores participam da 7.ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e do 8.º Fórum Nacional do Trigo, de 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.
A importância econômica, social e comercial do trigo será o destaque dos encontros. Preço, falta de liquidez e opções de cultivo estão entre as principais preocupações. "O trigo vem perdendo espaço no cenário agrícola paranaense. A drástica redução na produção pode trazer grandes prejuízos financeiros para toda a cadeia", avalia Carlos Murate, presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial.
"Nos anos de 2012 e 2013, 70% das 11 milhões de toneladas consumidas no país foram comprados da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá", afirma Sérgio Dotto, chefe da Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS). Segundo ele, isso representa a remessa de US$ 2,5 bilhões ao exterior. "É uma questão de balança comercial e segurança alimentar", enfatiza. Questões de logística fazem com que as indústrias moageiras, implantadas na região litorânea entre Santos e Fortaleza, prefiram importar o produto.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
O chefe da Embrapa Trigo afirma que o Brasil dispõe de todas as condições para alcançar a suficiência: área disponível, tecnologia e produtores. Ele acrescenta que a cultura corre o risco de ser extinta, como ocorre com o algodão e café, que tiveram a área bastante reduzida.
O presidente da Fundação Meridional, Luiz Meneghel Neto, destaca a realização conjunta dos eventos como alternativa para o aprofundamento dos debates. "A RCBPTT e o Fórum Nacional do Trigo buscam discutir as oportunidades para o trigo brasileiro, com ênfase na produção, oferta e demanda pelo produto nacional, além de avaliar a situação mundial do setor e o futuro da triticultura", afirma.
Os encontros são promovidos pela Embrapa Trigo, Fundação Meridional e Integrada Cooperativa Agroindustrial, com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sociedade Rural do Paraná. Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado são instituições parceiras. Outras informações estão disponíveis no site www.reuniaotrigo2013.com.br.