No Paraná, a produção de alimentos orgânicos cresceu a um ritmo de 20% a 30% ao ano nos últimos seis anos, e chegou a 78 mil toneladas em 2006, o que colocou o Estado na posição de segundo maior produtor do País. "Para manter esse crescimento e conquistar o mercado externo, porém, é preciso vencer alguns desafios, como os gargalos de comercialização e de certificação", disse o secretário da Agricultura Newton Pohl Ribas.
Esses desafios serão discutidos no II Paraná Orgânico, encontro de agricultores, consumidores, técnicos e estudantes, que será realizado entre 1 e 3 de dezembro, no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. No parque, foi instalado o Centro de Referência de Agroecologia, uma autarquia da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
A segunda edição do Paraná Orgânico é resultado do crescimento da produção de alimentos orgânicos e tem como objetivo debater os temas para ajudar o agricultor comercializar melhor seus produtos. Para isso, vai ser focada a necessidade de certificação e rotulagem dos produtos. Atualmente, os alimentos orgânicos já ganharam espaço em cerca de 40 gôndolas de supermercados em todo o Estado.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
No encontro também terá feira de produtos e artesanato, palestras sobre alimentação e consumo responsável, dinâmicas de campo e gastronomia, destinados ao público do meio rural e urbano.
Agricultores – O Paraná conta hoje com quatro mil agricultores de alimentos orgânicos cadastrados na Emater. Segundo Pohl Ribas, o Estado é o primeiro produtor nacional de soja orgânica, mandioca e derivados da cana-de-açúcar como açúcar mascavo e cachaça orgânica. A área ocupada em todo o Estado com produção de orgânicos já é de 11.530 hectares.
O Estado já é referência em produção orgânica, sendo que a Região Metropolitana de Curitiba se destaca na concentração da produção de frutas e hortaliças. A região Sudoeste é destaque na produção de soja orgânica e em Marechal Cândido Rondon, no Oeste, foi implantada a produção de tilápia orgânica, exportada para os Estados Unidos.