Rural

Embrapa cria bananeira resistente a fungo

28 nov 2003 às 15:03

A unidade da Embrapa no Acre apresenta na próxima 3ª feira duas cultivares de banana resistentes a sigatoka negra, doença que tem causado sérios prejuízos aos bananicultores. Trata-se da Preciosa e da Maravilha, resultantes de pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas (BA).

Em testes de degustação em supermercados do Acre e da Bahia, as cultivares obtiveram índices de aprovação superiores a 90%. Os nomes de batismo também foram dados pelos consumidores.


De acordo com a pesquisadora Maria de Jesus Cavalcante, da Embrapa Acre, Maravilha e Preciosa vêm ao encontro de uma demanda dos produtores que estavam padecendo com o mal da sigatoka negra, provocada pelo fungo Mycospharella fijiensis, oriundo das Ilhas Fiji (Ásia), com poder de dizimar bananais se nenhuma medida de controle for adotada.

No Acre, a doença foi diagnosticada pela primeira vez em 1998 e seu estrago foi significativo. Em Acrelândia, o principal município produtor, registrou-se queda de até 64% na safra de bananas. A presença da sigatoka também fechou as portas para o comércio em vários estados como metida de contenção da doença, agravando ainda mais a situação do produtor.


Continue lendo