Rural

Emater suspende atendimento aos projetos do Pronaf

29 jul 2002 às 19:58

A Emater do Paraná suspendeu os atendimentos de assistência técnica para os projetos com recursos do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, os pequenos produtores que dependem de assistência técnica para enviar seus projetos para aquisição de financiamento junto aos bancos para a safra 2002-2003 serão prejudicados.

A decisão se estende às unidades da Emater de outros estados e foi decidida na última quinta-feira, durante reunião da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizada em Brasília. As Ematers estão revoltadas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que não está repassando os recursos para o custeio da assistência técnica.


A entidade nacional que reúne as Ematers justifica que o resultado positivo que o programa vem obtendo junto ao agricultor familiar deve ser atribuído, em parte, à capacidade técnica e de organização das empresas estaduais e municipais. As empresas de assistência técnica entendem ainda que a falta de repasse dos recursos federais para o acompanhamento dos projetos do Pronaf, sobrecarrega o orçamento dos estados e municípios.

No Paraná, 76% dos projetos da agricultura familiar são elaborados pela Emater. Para conseguir o financiamento no banco, o produtor precisa apresentar o projeto técnico, feito pelos técnicos da Emater. Além disso, esses técnicos fazem o acompanhamento técnico, através do trabalhado de extensão rural, que garante o sucesso do projeto.


Continue lendo