A Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rual (Emater) realiza nesta quarta-feira, em Antonio Olinto, o 5.º Encontro de Produtores de Feijão.
Durante o evento será lançada uma variedade de feijão preto Graúna, desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de ampla adaptação e alto potencial de rendimento.
O Iapar realizou pesquisa em 19 locais do Estado, durante as safras das águas e seca. A área piloto escolhida será aberta à visitação para demonstração dos resultados obtidos. No município, a produtividade média obtida foi de 40 sacas por hectare, podendo aumentar segundo os tratos culturais e condições climáticas no decorrer do cultivo.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
O encontro começa às 9 horas no Salão Paroquial de Antonio Olinto. É a Emater que coordena o Projeto Centro Sul de Feijão e Milho em 67 municípios, com a participação direta de 1.700 pequenos produtores.
Segundo o técnico Régines Gassner, pretende-se que, com o crescimento da produtividade, os produtores tenham maior renda. Eles devem poder partir para novas atividades, sustentáveis e com menor risco, sempre mantendo as lavouras de milho e feijão como base.