O Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão liberando R$ 15 milhões para o financiamento de operações de custeio e investimento do Programa Paraná Agroindustrial. Deste total, R$ 9 mil serão aplicados na linha de investimento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura.
Os recursos poderão ser usados por pessoas físicas ou jurídicas e os juros serão de 8,75% com prazo máximo de cinco anos para o pagamento. O superintendente do Banco do Brasil, Edemar Mombach, disse nesta terça-feira que a disponibilização dos recursos é o primeiro passo para o crescimento do setor pesqueiro no Paraná.
Das indústrias existentes, duas são especializadas no camarão e estão concentradas em Guaratuba. Agora, outras deverão se instalar no Litoral paranaense. "O que queremos é transformar o Paraná num pólo de produção do camarão", destacou o produtor Augusto Gonçalves Filho. Atualmente, o Paraná responde por menos de 1% da produção nacional, chegando a 50 toneladas por ano de camarão. Com investimentos no Litoral, a produção poderá chegar a 1,5 mil toneladas por ano. ''A solução é o cultivo do camarão. Temos um potencial gigantesco no Brasil para isso'', afirmou ele.
O Paraná tem 23 mil produtores de peixes, camarões e ostras. Eles produzem 33 mil toneladas, com média de 2,5 toneladas por hectare de água.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.