A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos da Assembléia Legislativa do Paraná faz hoje pela manhã, em Curitiba, uma audiência pública sobre a situação dos suinocultores no Estado.
A sessão será no Plenarinho da Assembléia e são esperados mais de 600 produtores rurais, que virão de diversas regiões do Paraná. Eles irão falar aos deputados sobre a situação de cada setor da suinocultura para dar continuidade à investigação das causas da crise que vem diminuindo a rentabilidade dos criadores.
Os suinocultores mobilizaram mais de 3 mil criadores há quatro meses para protestar contra os baixos preços pagos ao produtor durante a audiência pública realizada em Francisco Beltrão.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Desde então, diversas manifestações têm acontecido no Paraná. Desde o início do ano, quando os preços do suíno vivo começaram a cair enquanto os custos subiam devido ao aumento do valor do milho, os produtores estão perdendo até R$ 30 em cada animal de 100 kg comercializado.
O Paraná é o segundo produtor nacional de suínos, com um plantel de 4,6 milhões de animais e 21 mil produtores tecnificados.