Rural

Cooperativa paranaense exporta álcool para a UE

21 out 2002 às 20:50

O setor alcooleiro do Paraná está conquistando novos mercados consumidores. A Cooperativa Agrária dos Cafeicutores de Nova Londrina (Copagra) abre caminho e embarca para a Unidade Européia (UE), a partir da próxima segunda-feira, 2,5 milhões de litros de álcool para uso industrial. A previsão da empresa é que até quinta-feira todo o produto já esteja no Porto de Paranaguá, pronto para o embarque. O primeiro destino do produto é a Inglaterra. De lá, será distribuído para vários países da Europa.

Este é o primeiro ano que a Copagra produz álcool industrial. A cooperativa já produz álcool hidratado e anidro e faz parte de sua estratégia iniciar a produção de açúcar em breve. A estimativa da cooperativa, para este ano, é produzir, além dos 2,5 milhões do álcool industrial, mais 15 milhões de litros de álcool anidro e 32,5 milhões de litros de álcool hidratado carburante (usado em veículos).


De acordo com dados da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), o Paraná é o segundo maior produtor de cana, açúcar e álcool do País. Para esta safra, que termina em dezembro, a previsão é esmagar, no Estado, 25 milhões de toneladas de cana, que serão transformados em 1,1 bilhão de litros de álcool e 1,4 milhão de toneladas de açucar. Em todo o Paraná há 27 usinas.


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina


Continue lendo