Você ainda tem dúvidas sobre os alimentos orgânicos? Por que eles são mais caros? Eles são realmente produzidos sem agrotóxicos? Estas e outras dúvidas dos consumidores poderão ser tiradas a partir deste sábado (10).
O Ministério da Agricultura realiza a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. A semana vai até o dia 16 e tem o objetivo de acabar com as dúvidas que os consumidores têm sobre esses alimentos. Durante a programação, o público poderá assistir palestras, participar de feiras, oficinas e de mesas de degustação.
Um dos principais motivos que afastam o consumidor dos produtor orgânicos é o preço. De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Magalhães Carneiro, o preço elevado dos produtos se deve à grande quantidade de pessoas que são necessárias para fazer o plantio, já que para combater as pragas o processo é manual. Mesmo com um preço mais alto, a cada ano a produção de alimentos sem agrotóxicos cresce 50%, sendo que as regiões sul e sudeste são as principais produtoras.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
O ministério informou ainda que os maiores produtores dos alimentos orgânicos são os pequenos e médios produtores. Eles são responsáveis por 80% pela produção exportada.
Segundo o ministério, o evento acontecerá em 17 capitais. Para participar, os interessados devem pegar a programação no site do Ministério da Agricultura. Não é preciso fazer inscrição e todas as atividades são gratuitas.
O site do Ministério da Agricultura é www.agricultura.gov.br