A falta de chuva e o calor na região Norte do Paraná começam a trazer problemas para as lavouras de trigo. Normalmente, nesta época do ano, as temperaturas costumam estar mais amenas, favorecendo a cultura. Este ano, além do clima quente, a região está sem chuvas há cerca de 20 dias e não há previsão de mudanças no tempo para os próximos cinco dias, de acordo com as previsões do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
A temperatura no campo, este ano, está variando de 27 a 35 graus, quando normalmente oscila entre 18 e 23 graus, chegando a 12 graus à noite. O clima está provocando um ataque de lagartas e prejudicando, especialmente, as plantas mais velhas, que estão com 30 a 35 dias e não estão tendo o perfilhamento esperado.
Na Corol (Cooperativa de Rolândia), o departamento técnico está registrando um aumento na procura por defensivo agrícola, para conter as pragas. Em muitas lavouras será necessária uma aplicação a mais de defensivo, sendo que cada uma custa de R$ 50 a R$ 60 por hectare.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.