As chuvas acima da média histórica em vários estados do país devem favorecer o cultivo de algumas culturas na Região Sul. O Boletim Agroclimático para Avaliação de Impactos nas Culturas, feito por técnicos de geotecnologia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e divulgado hoje (6), indica que as safras de milho (segunda safra) e a de trigo serão as mais beneficiadas.
O boletim prevê chuvas acima da média de abril a junho nas regiões Sudeste e Sul. A publicação também alerta que, embora haja benefício para as culturas de milho e trigo, os produtores devem ficar atentos para os risco de doenças fúngicas, cuidando dos controles fitossanitários.
Segundo o consultor em agrometeorologia da Conab, Jorge Lulu, as doenças podem aparecer em função do excesso de umidade e de temperaturas elevadas nas lavouras.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Os boletins agroclimáticos trimestrais da Conab são baseados em dados oficiais elaborados conjuntamente pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e os centros estaduais de meteorologia.