Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conab

Chuva e frio podem afetar trigo e milho no Sul

Agência Estado
27 jul 2009 às 17:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aumento da umidade e do frio no Sul do País pode levar à quebra de produção de trigo e também de milho safrinha, disse hoje o gerente de Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eledon Pereira. Segundo ele, por enquanto as variações climáticas não alteram significativamente os números projetados pela estatal. "Em princípio, os números de agosto da Conab devem ficar muito próximos dos deste mês. Só se a chuva e o frio continuarem é que poderemos verificar quebras maiores", disse.
No último levantamento de safra, divulgado no início deste mês, a Conab projetou um volume de 133,78 milhões de toneladas de grãos em 2008/09. Na avaliação do gerente, o 11º levantamento da Conab, com divulgação prevista para quinta-feira da próxima semana, os números devem ficar relativamente estáveis, pois ainda não refletirão os episódios recentes. Segundo o consultor da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, a massa de ar frio do final de semana passado foi a mais forte do ano. A ocorrência de geadas ficou restrita ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e oeste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul.

"Os técnicos da Conab voltaram do campo agora, e não houve tempo hábil para telefonarmos para as regiões e verificarmos se houve quebras", explicou Pereira. De acordo com ele, o frio pode até ajudar a lavoura de trigo do Rio Grande do Sul. "O que pode ocorrer é uma pequena quebra no Paraná, onde o grão é plantado mais cedo, em maio", comentou. E reiterou que ainda não é possível estimar as perdas. Em relação à safrinha, por enquanto, não há problemas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais do que o recente frio, a chuva no Rio Grande do Sul é um motivo de maior preocupação para o produtor, segundo o gerente da Conab. "A chuva está prejudicando um pouco as lavouras, pois é impossível jogar veneno, porque a água lava tudo", explicou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo