O Carrefour está procurando produtores de ovelhas e suínos no Paraná para firmar parcerias de venda destes produtos com o selo de origem emitido pelo supermercado. Também está interessado em comprar farelo de soja não transgênica para exportar para a França. Para isso, o diretor de Agronegócios do grupo Carrefour no Brasil, Arnaldo Eijsink, retorna ao Estado até o final do ano para as negociações.
O Carrefour pretende comprar 400 mil toneladas de farelo de soja, que serão enviadas ainda este ano para a matriz, na França, abastecer os produtores de aves e suínos que mantêm contrato de parceria com o grupo através do selo Garantia de Origem Carrefour. Essa parceria começou há três anos na França e está sendo implantada no Brasil.
No Paraná, o Carrefour já firmou parceria com cerca de 25 produtores que fornecem carne bovina, batata, coelho, frango caipira, e esta semana firmou acordo para fornecimento de trutas. O grupo Mipesk, de Antonina, vai fornecer trutas para as lojas do Carrefour em Curitiba e em Londrina com o selo garantia de origem. Eijsink avalia que entre 5% e 15% dos produtos vendidos nas lojas do Carrefour já se enquadram nesse programa.
A negociação direta do Carrefour com os produtores reflete uma nova postura do grupo que busca alimentos mais saudáveis, onde os consumidores possam ter todas as informações do processo de produção. A parceria que concede o selo é firmada com produtores que seguem as exigências do grupo supermercadista como produtos socialmente corretos, onde o produtor não pode trabalhar com mão-de-obra infantil. Além disso o produtor deve valorizar o trabalhador rural, pagando todos os benefícios e impostos relativos ao trabalho da mão-de-obra ocupada em dia.
Os produtos também devem ser ecologicamente corretos, ou seja, o produtor deve respeitar o meio ambiente no processo de produção. Além desses cuidados, o produto precisa ter paladar para que o consumidor possa identificar a originalidade do alimento e deve ainda apresentar rastreabilidade. O produtor não pode trabalhadr com produtos polêmicos para garantir a sanidade. Produtos polêmicos para o Carrefour são produtos transgênicos, farinha de osso e farinha de sangue. Na produção de frango caipira são proibidas as farinhas de penas e vísceras.
A vantagem para o produtor é que sua produção é valorizada. O Carrefour paga 3% a mais em relação ao mercado para a carne bovina, 50% para o fornecedor de frango caipira. No fornecimento de truta e coelho, o supermercado paga o preço real de mercado porque entende que o produtor precisa investir para produzir um produto de qualidade.