Será lançada nesta quarta-feira a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento será na Fazenda Santa Cecília, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A partir de 1º de maio, a vacinação estará sendo realizada em todo o Estado.
A meta é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, estimado em 9,8 milhões de cabeças. O Paraná é reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação.
"O Paraná completa oito anos sem registrar foco de febre aftosa e a mobilização da Secretaria da Agricultura e das 32 entidades que integram o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), visa manter essa condição sanitária do rebanho", informa o vice-governador de secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A febre aftosa é altamente transmissível por animais doentes e por suas secreções e excreções - saliva, leite, fezes e urina. Durante a campanha os bovinos e búfalos de todas as propriedades rurais devem ser vacinados, inclusive os bezerros e vacas prenhes.
O risco de haver reincidência é sempre alto em função da situação epidemiológica dos países vizinhos. Argentina, Uruguai e Paraguai já eram declarados livres da febre aftosa, mas descuidaram da vacinação e da vigilância epidemiológica.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, a campanha deste ano tem o slogan "Paraná sem febre aftosa".