Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sementes de soja

Câmara discute pagamento de royalties por transgênicos

Agência Câmara
14 set 2009 às 20:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove audiência pública nesta terça-feira (15) para discutir reivindicação de sojicultores gaúchos de reservar sementes de soja transgênica para replantio em seus campos e de vender essa produção sem pagar royalties à empresa Monsanto. O debate foi proposto pelo deputado Nazareno Fonteles (PT-PI).

O deputado lembra que sindicatos rurais dos municípios de Passo Fundo, Sertão e Santiago, no Rio Grande do Sul, pediram na Justiça o reconhecimento do direito de reservarem e replantarem as sementes multiplicadas a partir das originais sem ter de pagar, novamente, royalties, taxas tecnológicas ou indenização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Fonteles cita reportagem da revista Carta Capital, de 26 de abril de 2009, na qual os produtores alegam que os valores cobrados pela empresa Monsanto - de 2% sobre o total da comercialização dos grãos - são abusivos. A Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul calcula que o pagamento de royalties a empresa envolva R$ 140 milhões, somente na safra deste ano no Rio Grande do Sul. No País todo, este valor pode chegar a R$ 1 bilhão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

"Entendemos que a ação coletiva trará luzes a questões importantíssimas para a interpretação da legislação sobre propriedade intelectual vigente, a proteção dos agricultores e o livre uso da biodiversidade no País. A decisão que será tomada pelo Judiciário Gaúcho nos parece emblemática, pois afetará a vida de milhares de agricultores de todo o País", afirma o deputado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo